Chapecó / SC - sábado, 24 de fevereiro de 2018

OTOPLASTIA

 

OTOPLASTIA - CORREÇÃO DA ORELHA EM ABANO

 

 

Indicação:

Corrige as chamadas “orelhas em abano”, alterando esteticamente o formato e a posição das orelhas.

A otoplastia pode ser feita tanto em adultos quanto em crianças a partir de 6 anos de idade. E são justamente em pacientes desta última faixa etária que a cirurgia de correção da orelha em abano é mais comumente realizada. O paciente em idade escolar começa a se relacionar com outros da mesma idade e, em alguns casos, a orelha em abano pode se tornar uma causa de exclusão e até perseguição por outras crianças.

 

Método:

Diminui a distância entre a face posterior da orelha e o couro cabeludo, além de corrigir eventuais alterações de forma (cartilagem). As incisões e consequentes cicatrizes ficam atrás da orelha, no sulco.

 

Tipo de anestesia:

Geralmente anestesia local, local com sedação. Eventualmante anestesia geral (mais comum em crianças).

 

Tempo de Internação:

No mesmo dia, ou no dia seguinte à cirurgia, o paciente já pode receber alta.

 

Pós-operatório:

Uso de curativo oclusivo por 24 horas. Pode haver edema (inchaço) ou equimoses (roxidão) por até 15 ou 20 dias. Uma bandagem elástica deverá ser usada para proteção e imobilzação das orelhas por um período aproximado de 30 dias.

 

Cuidados Especiais:

Evitar traumas às orelhas.

 

Resultado Definitivo:

Logo após a cirurgia, o formato da orelha já estará visível, mas o tempo para o fim do edema e da cicatrização poderá levar 6 meses.

 

Observações:

Esta técnica deverá ser realizada e acompanhada somente por profissionais habilitados. Ressalta-se que, apesar de raras, poderão existir possíveis complicações cirúrgicas como infecções, hematomas, deiscência da sutura (abertura), cicatriz hipertrófica (exacerbada) além de intercorrências anestésicas, que independem da vontade ou da destreza dos profissionais. Porém, estas complicações tornam-se mais raras quando a indicação precisa da cirurgia é aliada ao devido seguimento dos cuidados pré e pós-operatórios.